sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Relatório do Carrinho de Ratoeira


1>Objetivo do Trabalho:
- Construir o carrinho de ratoeira.
- Aprender os conceitos utilizados no carrinho e melhorar o trabalho em grupo.
- Atingir a prova mínima de que o carrinho ande 3 metros em 5 segundos.



2>Descrever os Materiais Utilizados na construção do Carrinho. (Todos os Materiais)
- CD
- Ratoeira
- Madeira
- Cola quente
- Tinta
- Fita isolante
- Barbante
- Parafuso de plástico
- Parafuso
- Palito de churrasco


3>Descreva em 8 passos a construção do carrinho.
1º: Pegar todos os materiais necessários.
2º: Cortar a madeira do tamanho certo.
3º: Pintar as rodinhas (CD) e a estrutura (madeira).
4º: Passar fita isolante na volta das rodinhas.
5º: Colar as rodinhas no eixo de trás.
6º: Encaixar a rodinha da frente com o parafuso.
7º: Cortar o barbante e amarrar na ratoeira.
8º: Colocar a ratoeira no carrinho com os parafusos.


4>Desenhe o Carrinho e indique as forças existentes sobre ele (Justifique a existência de cada uma delas).


Força 1 - Tração: o barbante é tracionado pela ratoeira, desenrolando do eixo e fazendo a rodinha girar.
Força 2 - Peso: a atração gravitacional atua sobre o carrinho “empurrando” pra baixo.
Força 3 - Normal: a força da superfície em contado com o carrinho.
Força 4 - Atrito: a força do carrinho que entra em choque com o chão e tende a gerar um movimento.


2ª Parte

5> Quantos projetos foram feitos antes do definitivo: (Faça um histórico dos mesmos) (No caso de ser a primeiro e único, Justifique o porquê de não ter tentado uma evolução no projeto)
Só fizemos 1 projeto, que será usado no dia da competição. Não realizamos nenhum outro, pois achamos que estava bom. Tiveram alguns problemas, porém foram resolvidos com facilidade.






6> Liste Problemas Ocorridos no Carrinho e a solução que o grupo utilizou para o mesmo (Faça em forma de tabela com duas colunas).

Problemas
Soluções
O carrinho não andava muito por que colamos o barbante no eixo de trás
Descolamos o barbante do eixo
A ratoeira estava muito perto das rodas de trás
Mudamos a posição da ratoeira



3ª Parte (na escola)

7> Para o Carrinho determine algumas grandezas físicas.

Massa

Peso
Comprimento
Largura
250gramas
2500N
30cm
13cm



8> Faça 5 testes com o carrinho, anote na tabela os dados encontrados:

Grandezas
1o teste
2o teste
3o teste
4o teste
5o teste
∆s
2m
3m
2m
1,5m
2m
∆t
4,10s
7,50s
4,90s
2,00s
3,42s
Vm
0,48m/s
0,40m/s
0,40m/s
0,75m/s
0,58m/s
Ec(m)
0,0288J
0,02J
0,02J
0,0703J
0,042J
Pot(m)
0,00000941382Hp
0,00000356706Hp
0,00000547128Hp
0,00004713615Hp
0,00001646748Hp


9> Utilize este espaço para os cálculos:

1º teste
Vm = ∆s/∆t = 2/4,1 = 0,48m/s
Ec(m) = m.V²/2 = 0,250.0,48²/2 = 0,0288 J
Pot(m) = Ec/∆
t = 0,0288/4,1 = 0,00702W --> 0,00000941382Hp

2º teste
Vm = ∆s/∆t = 3/7,5 = 0,40m/s
Ec(m) = m.V²/2 = 0,250.0,40²/2 = 0,02 J
Pot(m) = Ec/∆t = 0,02/7,5 = 0,00266W --> 0,00000356706Hp

3º teste
Vm = ∆s/∆t = 2/4,9 = 0,40m/s
Ec(m) = m.V²/2 = 0,250.0,40²/2 = 0,02 J
Pot(m) = Ec/∆t = 0,02/4,9 = 0,00408W --> 0,00000547128Hp

4º teste
Vm = ∆s/∆t = 1,5/2 = 0,75m/s
Ec(m) = m.V²/2 = 0,250.0,75²/2 = 0,0703 J
Pot(m) = Ec/∆t = 0,0703/2 = 0,03515W --> 0,00004713615Hp

5º teste
Vm = ∆s/∆t = 2/3,42 = 0,58m/s
Ec(m) = m.V²/2 = 0,250.0,58²/2 = 0,042 J
Pot(m) = Ec/∆t = 0,042/3,42 = 0,01228W --> 0,00001646748Hp


4ª Parte (na escola)

10> Determine os valores médios de cada teste realizado na 3a Parte.

∆s

∆t
Vm
Ec(m)
Pot(m)
2,1m
4,38s
0,52m/s
0,3622J
0,000016411158Hp


11> Faça uma estimativa do desempenho do seu carrinho para o dia da competição.
Esperamos o melhor do nosso carrinho na competição, pois, vários testes nos deixaram surpresas com o resultado que não esperávamos. O carrinho percorreu 3 metros em menos de 5 s, nos deixando muito felizes e esperando para que no dia da Pole e no dia da Competição, tudo ocorra como nos nossos testes.


12> Você pretende fazer modificações no carrinho para o dia da competição? Quais?
Pretendemos apenas trocar a ratoeira do carrinho, que de tantos testes, acabou ficando desgastada. O restante do carrinho está ótimo para o dia da competição.


13> Conclusão:
A competição do Carrinho de Ratoeira nos estimulou muito. Foi a melhor competição do ano para nós do grupo 3, pois criando o carrinho fomos percebendo que a física está em cada detalhe do que agente faz, aprendendo mais sobre ela, que existe várias grandezas físicas no nosso projeto do carrinho de ratoeira, em cada ação nossa e esse carrinho nos proporcionou muito mais coisas, como o fato de trabalhar em equipe, todas juntas, ajudando umas as outras, conseguindo fazer uma coisa boa e criando expectativas de que no dia possamos ficar orgulhosas do nosso trabalho, do nosso esforço. Esperamos conseguir uma pontuação boa, ou até mesmo, ser surpreendidas com outros resultados bons.

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