terça-feira, 21 de junho de 2011

Relatório do foguete

1) Descrição do Projeto (passo a passo) da base, do foguete e do paraquedas.

R: Base -> primeiro prendemos o cano T com os parafusos na chapa de madeira depois colar as abraçadeiras de nylon no cano e reforçar com fita isolante, furar o cano de esgoto e passar o barbante pelos furos e colocar sobre o cano T. Colocar o bico de pneu de bicicleta em uma das pontas da mangueira de ar e prender com a abraçadeira de ferro, passar a mangueira pelo cano T. Furar a rolha de cortiça e passar pela mangueira de ar, reforçar com fita veda rosca.

Foguete -> Pegamos uma garrafinha pet de 375ml, retiramos o seu rótulo, para que as "asinhas" pudessem ser colocadas corretamente. Recosrtamos uns pedaços de papelão em formato triangular, formando as "asinhas" para o nosso foguete. Recortamos 4 pedaços e começamos a colar em sentido circular no foguete, com fita isolante, porque segura bem o papelão rente á garrafa, se fixando firme. Depois de colocar as "asinhas", observamos se estavam firmes e fomos para outra etapa, fazer o paraquedas.

Paraquedas -> Compramos 3 metros de cortininha de box de banheiro e desses 3 metros, num primeiro foguete, usamos apenas 1 metro. Retiramos da internet um passo-a-passo de como montá-lo corretamente, sem errar. Seguimos esse passo-a-passo e no final a única dificuldade encontrada pelo grupo foi de fazer os buracos, aonde iríamos colocar o barbante, para ligá-lo ao foguete mais tarde.
Terminando o paraquedas, colocamos os barbantes nos 8 furos, e também fizemos um paraquedas de 16 furos. Pegamos o foguete juntamos ao paraquedas, colando cada fio de barbante na garrafa através de fita idolante, deixando bem firme, para que no final não desgrude na hora de soltá-lo e deu tudo certo, conseguimos fazer tudo certinho.



2) Tabelar número de testes realizados e desempenho do foguete em cada um deles.

 23/06 - 4 segundos
25/06 - 3 segundos
29/06 - 7 segundos
30/06 (Teste na escola)- 5.1segundos
30/06 - 4 segundos(Fizemos teste neste dia à tarde para solucionar alguns problemas obtidos)

3) Descrever Problemas Ocorridos e Soluções Propostas.

 Problemas com o Paraquedas: Estávamos vendo que o desempenho do foguete não estava sendo muito bom pois o paraquedas não estava abrindo, fizemos mais paraquedas de diferentes tipos, alguns maiores e outros menores,com 8 e 16 abas. E agora vamos soltá-lo ainda essa semana para verse houve algum progresso nas soluções propostas.
Outro problema encontrado foi o cano da base que por ser um pouco menor estava com dificuldade de fixar o foguete para que na hora de lançá-lo o desempenho fosse maior, providenciamos um cano um pouco maior para que esse problema fosse resolvido. E ainda essa semana vamos testá-lo, assim como o paraquedas, para ver se as soluções foram bem sucedidas para o dia oficial da competição.
Em relação ao foguete não encontramos nenhum tipo de problema, porém essa semana haverá mais testes, caso ocorra, postaremos aqui coma solução proposta.

4) Cálculo da Força realizada sobre o Foguete (Em sala será mostrado).
F = P.A
A garrafa tem 0,19m e seu raio é de 0,03m.
A = 0,002826m²
P = 689475,7N/m²
F = 0,002826.689475,7 = 1948,4583N 


5) Conclusão do Trabalho.

O foguete a água é uma experiência que nos ensina mais do que uma aula teórica além de ser mais divertido. Concluimos que o nosso grupo, nessa competição, aprendeu muito mais, descobrindo capacidades e forças que nem sabíamos que tínhamos. Descobrimos também ás várias fórmulas de calcular pressão e como usá-las no nosso dia-a-dia. Essa competição nos surpreendeu e mais uma vez sabemos que trabalhando em equipe dá tudo certo no final.
Tivemos algumas dificuldades no decorrer da competição que era o tempo para lançar o foguete, porém no feriado do dia 23 de junho nos dedicamos bastante e conseguimos grandes resultados. Esperamos nos surpreender ainda mais no testes do mês de julho para que possamos obter um grande resultado dia 06 de agosto.

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